Antropologia
- Glória Martins
- Aug 31, 2015
- 2 min read

Porquê Antropologia?
A pergunta mais habitual quando respondo qual a minha área de estudo.
Porquê?
Porque gosto da diferença.
Há tantas coisas maravilhosas a serem apreciadas e sou uma curiosa por natureza.
Ao contrário do que a maioria pensa, não estudamos a evolução. Observamos a diferença, tentamos ajudar no diálogo intercultural.
Para que serve?
Num mundo cada vez mais globalizado, em constante interação multicultural, acho essencial que exista a Antropologia, nem que seja para ajudar as pessoas a ser mais tolerantes e compreensivas.
O que fazemos?
Gosto de acreditar que servimos de mediadores culturais.
Mas acho que a verdadeira paixão que leva as pessoas a estudar uma área como esta é a beleza: A beleza da diversidade, de crenças e tradições, do ser humano.
Neste momento não é necessário ir muito longe para ver essa diversidade, todos temos um vizinho do nosso bairro que é oriundo de outro país, vemos na rua pessoas vestidas de forma diferente da nossa, passamos por mesquitas e igrejas distintas, é como se o mundo se estivesse a dar a conhecer mesmo debaixo do nosso nariz.
Infelizmente nem todas essas diferenças são bem aceites e bem vistas. É complicado explicar que o facto de ser diferente, não tem necessariamente de ser errado.
A Antropologia põe-nos a pensar, a observar, a distinguir e a aceitar. Não a aceitar o errado, mas a compreender as motivações por detrás. Não tem como objectivo uniformizar.
Gostava sinceramente de um dia poder chegar sequer aos calcanhares de vários antropólogos que nos deram a conhecer tesouros bibliográficos lindos, deixando uma etnografia fantástica sobre vários povos/comunidades que dificilmente serão vistos da mesma forma.
Esta área não é uma mera formalidade profissional, é uma paixão, uma descoberta constante sobre os outros e sobre mim.
Somos diferentes e sempre o fomos. E sejamos sinceros, não é essa a beleza do ser humano?
Portanto quando me perguntam porquê, a minha resposta é quase sempre a mesma:
Porque escolhi ser feliz, fazer algo que me põe um sorriso na cara e sentir-me útil para com outras pessoas.
A Antropologia é isso.
*
Comentários