Os Muros Europeus
- Glória Martins
- Aug 29, 2015
- 2 min read
O que leva alguém a atravessar o oceano em condições adversas, colocando a sua vida em risco?
Dinheiro?
Dignidade talvez. Medo. Não ter mais nada a perder.
Ultimamente desligo a televisão para não ver e ouvir, porque me sinto mal comigo mesma.
Por saber que não faço a mínima ideia do sofrimento que deve ser, da angústia...
Assume-se que mais de 2000 pessoas tenham já perdido a vida só este ano.
Mesmo assim, continua a ser a única opção para as centenas que tentam entrar na Europa semanalmente.
Ouço de forma leviana justificações a relativizar algo que é deplorável: São vidas humanas. Que neste momento parece que valem menos que pedaços de papel.
Que se continue a deixar morrer pessoas, a matar pessoas, a fazer sofrer pessoas por um punhado de terra, que se formos bem a ver, sempre foi e será de todos. É terra, tal como a nossa, tal como a deles, tal como a dos outros. É e será sempre um bocado de terra. Desde sempre se fez guerra em nome da conquista de lugares povoados, em nome da civilização, da evolução. Sempre se tratou de um pedaço de pó, com mais ou menos verde, com mais ou menos água, com mais ou menos pessoas.
Não são só os que fogem da guerra, mas também os que o fazem para escapar às perseguições por terem opiniões políticas e religiosas diferentes, à tortura e das ameaças de morte. Fogem pela liberdade.
E encontram muros. Muros cada vez mais altos de medo e de dinheiro.
As pessoas não são números e está em causa o respeito pelos direitos humanos. Direito a ter uma vida condigna, direito a opção, a viver em paz.
“É verdade que os países europeus limítrofes estão a deparar-se com uma entrada sem precedentes de refugiados, mas também é verdade que o número de refugiados que chega é apenas uma fação dos que são acolhidos por países em desenvolvimento, quando o mundo enfrenta uma das piores crises de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial”.
in http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2225:2015-08-26-17-38-43&catid=35:noticias&Itemid=23 *
Comments